No âmbito comercial destaca-se os seguintes fatos:
- em 2007 é fundada a Art Dubai, uma grande feira para compra de arte árabe;
- em 2008 é criado o Prêmio Capital de Arte Abraaj;
- em 2010, Jananne Al-Ani foi uma das cinco artistas que receberam o prêmio para produzir novas obras para a Art Dubai.
Um exemplo da arte no mundo árabe, são as arabescas, mulheres árabes artistas que ganham visibilidade desde o início dos anos 90 com a globalização do mundo das artes, são retratadas como figuras passivas e anônimas. A maioria dessas mulheres mudaram-se para Londres nos anos 70 por conta do exílio causado pela guerra ou por questão profissional. Elas se destacaram em um mercado global de arte em bienais internacionais.
"Exiladas em Londres, artistas árabes contemporâneas rompem dicotomia entre oriente e Ocidente e impulsionam mercado em seus países de origem."
Jananne Al-Ani, Gulf War Work, 1991
Fontes: LLOYD, Francis. Cult. n.156, ano 14, 2011. p.35-37
http://www.women.it/oltreluna/artepolitica/dossierpace/pace/pace.htm
Postado por Patricia Dante
Sempre gostei da cultura àrabe desde criança, principalmente das histórinhas de Sherazade, o gênio e a lâmpada de Aladin, os tapetes mágicos, o camêlo, tudo me fascinava e continua me encantando ... talvez pela proximidade do país onde nasci, África Oriental - Oceano Índico - Mar Vermelho - Egito - ...
ResponderExcluirMuito interessante...
ResponderExcluirboa notícia, que idéia heim, juntar dois países que vivem brigando para fazerem e exporem suas produçõs artísticas, daria um excelente projeto de ação cultural. Valeu!. taniac
ResponderExcluirConcordo com o comentário acima
ResponderExcluirisso daqui nao tem nada do que eu procuro este site é uma merda que nem todos sses que nao fal oq a gente que sabe!!!
ResponderExcluir