sábado, 19 de março de 2011

Líbia e suas características.


A Líbia é um país ao Norte da África e banhada pelo Mar da Líbia e Mar Mediterrâneo. Ao lado do Egito (Leste), Tunísia e Argélia (Oeste), sendo dividido em três regiões geográficas: Cirenaica, Tripolânia e Fezzan. Seu clime é mediterrâneo pela costa e pelo interior, o deserto muito seco do Saara, o que às vezes ocasiona tempestade de poeira e areia.

Tem uma população de aproximadamente 6,4 milhões de 2% ao ano, que são distribuídos em uma área de 1.759.540 km². São eles: árabes líbios (97%), berberes, africanos e turcos (3%). A densidade do país é de 3,15 hab/km². Dessa população, 22% é da zona rural e 78% da zona urbana, tendo uma estastística de fecundidade de 3,5 filhos por mulher. A expectativa de vida é de 72 anos para a mulher e 76 para o homem.

Possui uma economia dirigida pelos socialistas, obtendo uma economia planificada. A base de exportação do país é a extração e exportação do petróleo, produto responsável pelo PIB (Produto Interno Bruto), além do gás natural e do gesso. Apesar do país ter uma das melhores rendas do continente africano, deixa a desejar na qualidade de vida da população. As classes menos, favorecidas muitas vezes, não tem acesso aos alimentos.  

O único governo que o país reconhecia como legítimo era a Grande República Socialista Popular Árabe da Líbia. Com isso, a França reconheceu a República Líbia como governo oficial. Desde fevereiro de 2011, ocorrem manifestações contra o governo de Muammar al Gaddafi, o que provocou a morte de dezenas de pessoas e confrontos diários entre os rebeldes e os defensores do governo de Muammar al Gaddafi.

Dados Gerais:

Capital: Trípoli.

Nome: Grande República Socialista Popular da Líbia.

Brasão:                                                                                                                                                       






Gentílico: Líbio.

Língua: Árabe.

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,775 (alto).

Moeda: Dinar Líbio.

Fontes:

Por Patrícia Dante

10 comentários:

  1. Muito legal essa sacada, esse é o país que está bombando na mídia com a tirania do seu presidente o coronel Muammar Khadafi detentor de mais de 50% do PIB (produto interno bruto). E isso é uma vergonha, porque vivemos em um mundo globalizado e não no tempo da escravidão ou tirania.

    Sugiro que postem mais notícias sobre esse belo país.....

    ResponderExcluir
  2. Super bacana a postagem sobre a Líbia. Importantíssimo colocar em pauta o que está acontecendo em um país pouco conhecido, mas tão rico!

    ResponderExcluir
  3. galera,estou fazendo um trabalho muito chato de historia,é queria saber coisas da libia,eu sei que vc iao responder procura no google,então,como minha professora é burra de + ela pesquisou antes de passar o trabalho,ai naão tem no google o que ela pediu alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  4. mto legal
    valews me ajudou muito na minha pesquisa

    ResponderExcluir
  5. gostei bastante desse negosssiioo da libia

    ResponderExcluir
  6. arrumem os erros de digitação ,PVF

    ResponderExcluir
  7. Se ela é burra,tu é mais ainda, vai procu

    ResponderExcluir
  8. se ela é burra,tu é mais ainda, vai procura nos livros seu vagabundo..

    ResponderExcluir